COMO ORGANIZAR UM ESPAÇO DE LEITURA

Para colocar em prática o método fônico, todo professor ou pai educador deve preparar primeiro o terreno, desenvolvendo algumas habilidades que chamamos de “habilidades de pré-alfabetização”, ou seja, que preparam a criança para ser alfabetizada. Iniciando nesse artigo, explicaremos todas elas e também daremos dicas de como desenvolvê-las de maneira eficaz. Assim, esperamos que o tutor possa identificar se sua criança já desenvolveu ou não, e saber traçar caminhos para que possa desenvolver. Sem alguma dessas habilidades a criança não conseguirá desenvolver uma leitura-escrita excelente.

Sendo nossa alfabetização fônica, precisamos antes de qualquer coisa desenvolver na criança uma fala de qualidade. Isso porque, uma vez que ela vai utilizar sons como base, ela precisa emiti-los corretamente. Assim, vamos agora conhecer 4 passos para desenvolver bem a fala na criança, desde os anos iniciais:

1. CLAREZA NA PRONÚNCIA

As palavras pronunciadas são claras? A fala é infantilizada? A criança se enrola na pronúncia de alguns sons? Quais? A criança consegue verbalizar sons mais complexos, como encontros consonantais (BR, PR, TR, etc.)?

Para desenvolver clareza na pronúncia de palavras é preciso, em primeiro lugar, que a criança tenha contato com falantes de boa pronúncia – sem fala infantilizada ou babytalking. Em segundo lugar, é preciso que os adultos que convivem com a criança não deixem a criança ficar acomodada com a pronúncia incorreta, mas que corrijam a criança em sua fala (ex: “eu quero a saia banca”, “você quer a saia brrranca?”). Fora isso, alguns sons como o do “L” e do “R fraco”, precisam de tônus muscular da língua para serem pronunciados. Assim, para algumas crianças que ainda não o desenvolveram, é necessário fazer exercícios de fortalecimento do tônus da língua.

Veja alguns exemplos em:

https://www.youtube.com/watch?v=g_Is2wh1xIw

2. REPERTÓRIO VARIADO

A criança utiliza muitas palavras repetidas, como “coisa”, “coisar”, “negoçar”, ou possui repertório específico e variado? Ela domina palavras complexas ou somente palavras comuns ao vocabulário do dia-a-dia?

Como citado no exemplo anterior, é preciso que a criança tenha contato com repertório variado. Evite usar palavras como “coiso”, “coisar”, etc. Seja específico no que pede e sobre o que está falando (Ex: “filho, pega o coiso para a mãe?” deve ser substituído por “filho, pegue o copo para a mãe?”). Além disso, para melhorar o repertório, nada como uma boa leitura em voz alta. Busque livros infantis, mas também leia clássicos, eles podem parecer complexos, mas vão ajudar nesse desenvolvimento de repertório (Ex: livro azul, verde e vermelho). Durante a leitura, faça pausas e explique o vocabulário que a criança não souber.

 Leia também – Dicas para a leitura em voz alta

3. ORGANIZAÇÃO NAS FRASES

A criança estrutura bem uma frase, colocando sujeito/verbo/complemento, ou ainda confunde os elementos? A fala da criança é organizada, como um falante fluente, ou se assemelha à fala de não-nativos?

Falar coisas como “comida quer”, ou “galinha cócó” são esperados de crianças que estão no primeiro ano de desenvolvimento da fala. Elas ainda não entenderam a estrutura da língua e por isso falam palavras soltas, que podem ser compreendidas apenas dentro do contexto e de gestos que complementam sua fala. Depois do primeiro ano, é importante que a criança possa estruturar melhor a sua fala, dizendo, por exemplo, “eu quero comida”, ou “a galinha faz cócó”. Nesses dois casos, a criança já entendeu a necessidade de um sujeito (eu/galinha), verbo (quero/faz) e complemento (comida/cócó). Para ajudar a criança a desenvolver essa estrutura, é preciso repetir suas frases, organizando as ideias na estrutura correta (ex: “quer comida”, você deve dizer “eu quero comida” e pedir à criança que repita).

4. CONJUGAÇÕES SIMPLES

A criança conjuga corretamente as palavras? Fala verbos no tempo errado? Em número errado? Em gênero errado?

Conjugar corretamente gênero, número e grau é muito importante na estruturação correta da fala. Podemos dizer que é uma das bases para um bom desenvolvimento linguístico. Assim, da mesma forma como fazemos para desenvolver a organização das frases, é preciso repetir suas frases, conjugando os elementos da forma correta e estimulando-a a repetir, para desenvolver na criança essa consciência linguística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *