Se você chegou até esse artigo é porque sabe da importância da leitura para o desenvolvimento do seu filho. Às vezes, por optar pelo caminho mais complexo a leitura se torna um fardo (ler artigo sobre métodos de alfabetização). Outras vezes a personalidade do seu filho ou aluno faz com que as atividades que exijam mais concentração como a leitura, sejam menos estimulantes.
Mas existe algo que possamos fazer para motivar nossos filhos ao amor pela leitura? Eu creio que sim, e aqui vão 9 dicas para motivar seu filho a ler
1. Motive-se ler
A melhor e mais eficaz maneira de motivar os jovens leitores, é você mesmo desenvolver o hábito de leitura. Os alunos seguem seus mestres quando percebem que estes amam aquilo que propõe. Então, sua vivência com a leitura será seu ponto mais forte ou mais fraco nesse processo.
2. Separe tempo para ler
Quando o jovem leitor tem uma agenda sempre lotada de atividades e “responsabilidades” e a leitura é empurrada dentro dessa agenda. Ela se torna um fator indesejável. Então planeje um tempo específico e estratégico para a leitura a fim de fazer com que esse momento seja relaxante, sem pressões e um tempo especial de vivência.
Leia também – Dicas para a leitura em voz alta
3. Faça Leitura em Voz Alta
O tempo de Leitura em Voz Alta na sala de aula ou no lar é de extrema importância. Independente da idade escolha literaturas variadas e de alta qualidade para ler para seus filhos e alunos. Essa prática deve fazer parte da rotina diária independente da idade, ninguém é velho demais para uma boa leitura em voz alta.
Leia também – 5 motivos para ler em voz alta com seus filhos
4. Crie um espaço de leitura aconchegante.
Imagine se houvesse um ambiente bonito, confortável, com boa iluminação e sem distrações onde você pudesse fugir da rotina e ler um bom livro! Talvez esse fosse o lugar onde você quisesse estar sempre que pudesse. O mesmo para seus filhos e alunos. O espaço de leitura deve ser um refúgio.
Leia também – Como organizar o espaço de leitura
5. Garanta o acesso aos livros
Visite com frequência bibliotecas e livrarias em sua cidade, organize uma biblioteca em casa ou na escola e mantenha os livros de fácil acesso. Certifique-se que quando o jovem leitor sentir o desejo de ler, ele não encontrará obstáculos. Nossa lista de livros é um ótimo lugar para começar sua biblioteca!
6. Certifique-se que os livros são adequados
Talvez o jovem leitor esteja desejoso pelos livros, mas as dificuldades que encontra acabam com sua motivação. É ideal que as Leituras em Voz Alta estejam acima da capacidade dele, para fornecer vocabulário vasto e capacita-lo na compreensão de narrativas mais complexas. Mas isso não se aplica aos livros disponíveis para leitura pessoa. Estes precisam acompanhar o desenvolvimento e capacidade do aluno.
Leia também – Livros por Idade: sugestão
7. Apresente uma variedade de opções de leitura
Costumamos focar nos livros de ficção e fantasia, mas esses não são os únicos recursos. Apresente outros gêneros de livros: piadas, livros de receitas, livros de curiosidade, histórias em quadrinhos e biografias são excelentes sugestões. Revistas infantis também podem ser uma ótima opção para incentivar a criança a ler.
8. Deixe que o livro faça sua Mágica!
Selecione um livro engraçado ou de interesse do jovem leitor que corresponda a seu nível de leitura. Leia o primeiro capítulo em voz alta, pare de ler e desafio a ler para descobrir!
9. Torne-o responsável!
Peça para que ele leia para alguém mais jovem. Se ele tem irmãos, amigos ou familiares mais jovens que ele, está é uma excelente maneira de praticar a leitura. Além disso isso cultiva o amor e o cuidado que você tem demonstrado na rotina da Leitura em Voz alta, assim ele estará se identificando com o mestre e partilhando do que aprendeu.