1. Lições progressivas e sequenciais
Estabeleça um plano que comece das habilidades mais básicas de ortografia e avance gradualmente se baseado no domínioda criança. Uma sugestão é seguir a sequência fonética para seleção das palavras que serão usadas para o treinamento.
Palavras que só utilizem vogais; Palavras que utilizem vogais e consoantes bilabiais; Palavras que utilizem vogais, consoantes bilabiais e lábio dentais…
Com um banco dessas palavras já organizado você pode progredir imediatamente, mediante o bom desempenho da criança e reforçar especificamente as áreas de maior debilidade.
2. Incorpore ferramentas multissensorial
Quando mais sentidos estiverem ativos no momento do estudo melhor para a captação do conteúdo. Uma sugestão é transformar o banco de dado de palavras em flashcard, onde de um lado tem a imagem e do outro a Palavra. Some isso ao ímpeto colecionador de algumas crianças, e ofereça uma caixa para que ela guarde os vocabulários que já fazem parte do seu domínio ortográfico. Utilize os flashcards para atividades e jogos.
3. Revisão contínua que ajuda a manter a ortografia
Apenas dois minutos por dia para revisar as regras e palavras aprendidas anteriormente, a longo prazo trás grande benefícios. Associar isso ao quadro de memorização é essencial.
4. Ditado escrito e oral (soletração)
Quando apreendemos uma palavra na leitura fazemos uma síntese fonética, mas escrever corretamente parte de um processo de análise e, portanto, exige organização mental, que assim como a leitura não é natural. O ditado escrito e oral ajuda a criança a organizar a ortografia de um vocabulário, permitindo que ele use seus novos conhecimentos em uma situação prática.
5. Ensinar regras de ortografia
As regras de ortografia mostram os padrões e a lógica do idioma. Quando as regras que governam a maioria das palavras são conhecidas, as exceções se tornam claras e fáceis de aprender. Entretanto, faça isso seguindo o primeiro princípio: de forma progressivas e sequenciais
Exemplos:S entre duas vogais tem som de Z; usa-se m antes de P e B; Z no fim da palavra tem som de S;
BONUS: Ensine leitura e ortografia separadamente
Ser um bom leitor é essencial para dominar a ortografia, mas o oposto também é verdade. Portanto dê uma atenção individual a ortografia. As vezes a criança pode progredir mais rápido na leitura (o que é mais fácil para a maioria das crianças), mas ter um pouco de dificuldade na escrita. É importante saber que embora sejam competências que caminhem juntas, elas utilizam processos diferentes (síntese e análise).