Quando falamos de Educação Cristã, entramos em um campo muito abrangente. Embora muitos se propõem a apresentar uma perspectiva cristocêntrica é importante entendermos que existem várias abordagens e fundamentos filosóficos/ teológicos. Afinal, tão abrangente quantos as denominações são as proposta de Educação Cristã. Respeitando a nossa trajetória de estudos eu me atenho a pontuar perspectivas que acredito ser mais relevantes e que em suas definições englobam o maior número de propostas. Como educador cristão preciso reconhecer e pontuar que recorrerei em certo aspecto ao reducionismo, uma vez que será necessário recorrer a generalizações. Sem mais delongas, essas são as 3 perspectivas principais da Educação Cristã:
Primeira
PERSPECTIVA INTEGRACIONISTA
A perspectiva integracionista parte do princípio de que toda verdade é verdade de Deus e que, portanto, o cristão precisa se apropriar das verdades e expressa-las sob uma perspectiva cristã, negando aquilo que é abertamente anticristão.
Embora a premissa inicial corresponda à realidade encontramos despois disso acredito que nada mais possa ser considerado. Primeiramente Deus não espera que nos apropriemos da nada que pertença a esse mundo, sem que subjuguemos tudo a luz da Palavra. Apropriar de uma proposta e apontar para Deus não a torna cristã, pelo contrário isso prende o cristianismo a um reducionismo barato o utilizando como remendo, ao invés de fundamento. CUIDADO COM QUALQUER PROPOSTA QUE NÃO UTILIZA A BÍBLICA COMO FUNDAMENTO, MAS APONTO PARA CRISTO/ DEUS COMO JUSTIFICATIVA.
Um exemplo na área da educação são os cognitivos e Sócios interacionistas. Muitos irmãos sinceros se apropriam dessas perspectivas “sob uma perspectiva cristã”. Na prática pouca diferença existirá entre uma e a outra, por partirem do mesmo fundamento filosófico. Para mim, o cognitivismo é uma capa de ciência, um upgrade de Piaget com fases de desenvolvimento da criança (uma visão evolucionista naturalista do desenvolvimento humano) ao projeto social de emancipação da cultura majoritária vigente em Vygotsky.
Infelizmente a psicologização, a busca pela autonomia, a homogeneização da educação de homens e mulheres, o caráter utilitarista da educação o coach e outras modinhas modernas tem ludibriado e envenenado muitos de nossos educadores. Embora a água encontrada na privada seja água, ela não vale a pena ser bebida.
Segunda
ABORDAGEM EDUCACIONAL POR PRINCÍPIOS
A AEP não comete os mesmos erros epistemológicos dos integracionistas, e partem de uma antropologia fundamentalmente cristã. Portanto sua base advém da Palavra de Deus. A falha que percebo no desenvolvimento metodológico da AEP é que seu genes parte principalmente de um texto que não trata diretamente sobre educação (Gn 1-2) o que fez com que se desenvolva um o caráter pragmático e limitador de integralização bíblica, desenvolvimento da criança, o processo de aprendizagem, e em de ferramentas disponíveis. Entretanto, a AEP fez propositalmente fez uma boa escolha ao se apresentar como abordagem e não filosofia. Como abordagem ela é eficiente, na opinião de muitos, na fase da retórica, para salientar o caráter vocacional e a aplicação social dos conteúdos estudados.
Terceira
Abordagem da Educação Cristã Clássica
A ECC, assim como a AEP, se propõe a estabelecer e se desenvolver sobre e através de uma filosofia educacional bíblica. Seu introito está no livro de Provérbios e aspira comunicar o caráter trinitário de Deus como base para expressão da verdade, a medida que reconhece a estrutura, a ordem criacional: o trivium e o quadrivium cristão.
Esse direcionamento epistemológico une e define metodologia, currículo e filosofia. O trivium não é, portanto, apenas uma expressão das fases de desenvolvimento do estudante mas pense que esse trivium expressa também: 1. Ferramentas (dados do conhecimento/ relação dos dados e organização do conhecimento/ aplicação do conhecimento); 2. Um processo de aprendizagem (receber/ processar e organizar/ fazer); 3. Princípios de integralização (narrativa/ relação/ vocação; Entre outros… Por isso acredito que a Educação Cristã Clássica é a proposta mais eficaz para o desenvolvimento de uma prática educacional cristocêntrica.